miércoles, 8 de abril de 2009

NOCHE OSCURA

Eis meu texto dessa terça-feira. Trata-se de um brevíssimo comentário e anotações de leitura inspirada convertidas em vídeo. Ele - o texto audio-visual - nasceu de meu percurso ainda muito debilitado dentro de um libro que tem a mim despertado bastante interesse: Noite Escura, do místico espanhol e Doutor da Igreja Católica São João da Cruz. Chama-me a atenção, sobretudo, no texto filosófico do autor, o fato de que embora se exija do/a leitor/a certa esperteza, os apontamentos de sua filosofia banharem-se de uma poesia e de um "jeito" de dizer que me agradam: o texto é uma compilação de uma experiência místico-lírica com o Sagrado - personificada na travessia da Noite Escura. A vivência da fé abre mão de "intelecto" e se "lança no abismo" para o encontro de Deus - a Fosfor-escência, o lampejo, a luz dardejante que somente a Paixão predispõe como força mobilizadora.
Há comentários sublimes que nos ajudam a compreender outros significados para essa palavra-ato. Em nossa realidade e contexto se solidificou o sentido de Pathos - doença de amor, desvencilhamento, desvario - que de certa forma é a experência do abismo de que fala o livro, em relação à experiência humana com Deus - entretanto não é ainda a Paixão dos Românticos do século XVIII que maneira ostensiva a dotaram de passividade negativa - como atributo contrário à razão [a crítica Iluminista irá "descompreender a perpsectiva romântica tomando desse argumento]. A Paixão do Jesus cristão, por exemplo, é na persepctiva de San Juan não apenas "passividade" e desvario por amor os humanos e obediência ao Pai - mas nutrida de "Fé" - experência que a conceitualização intelectual não pode jamais dá conta. Entretanto ela não é "cega", nem "absolutista" - no sentido que na contemporaneidade vemos nos extremismos de incompreensão humana de culturas e práticas de relação com o sagrado diversas.

Na intención de que os TEXTOS sejam compreendidos para além do suporte da escrita - pensei e fiz de meus apontamentos de leitura um vídeo. Enquanto objeto social fabricado por homens e e mulheres, os TEXTOS no son apenas tecidos com escrita e palabras, todavia podem lançar mão de quaisquer outros meios e aportes para se constituir enquanto tal. Todo texto, o de San Juan, o meu, o teu, são objetos sociais a espera de que a elle sejam atribuídos sentidos. Eis meu "texto" de crucis - de la Semana Santa. A tarefa de comrpreensão e de dar a elle algum significado é a tarefa de Ressurreição que cabe a cada uma e e cada um que porventura o leia/assista. A fé és una travessia dentro de la noche oscura - Dios és la Alba para além do intelecto e de toda razión: és Elle, segun San Juan de la Cruz, resultado de la experiência de abismo/de Paixão no qual podemos nos lançar, caso o amor seja grande o suficiente para eso. Yo já me lancei. Y estoy abismado ya.








Que a Ressurreição nos inquiete de VIDA.
Mercu.rio.rai
Semana Santa, 2009




9 comentarios:

asdepicas dijo...

Creo que este es buen momento para decir algo que llevaba tiempo queriendo decir. Sobre todo porque me voy unos días fuera y las ostias dolerán menos. Sin acritud, Mercurio, yo no te leo. No es que no pueda, es que me da pereza. Normalmente me da pereza ya leer en Castellano, como para ir traduciendo desde el Portugués, pero bueno, ese es mi problema. Sin embargo creo que si cada uno escribiera aquí en un idioma diferente el blog no tendría sentido. Quizá no sea yo el que debiera decir esto, pero bueno, sólo es mi opinión, y probablemente equivocada.

Mercu.rio.rai dijo...

Asdepicas,
a esas hojas debes esta tu bien protegido de las hostias inexistentes, todavia és un picas experiente en escolhas de buen momeno para decir tu cosas. Quanto tiempo coitado para socializar una opinión - qui julgo tan razoavelmente no equivocada [vay tu a traducir o significado da palabra "coitado", no hay relación com COITO, pelo menos no de mi parte. No hay acritud, si?]. Sin embargo, "picas": leer me textos dá-te pereza? Mejor no que no leeas! No te preocupes demasiado con lo "sentido" del blog, hombre! No créo qui nenhumo e nenhuma, a partir de hoy, hay de expecializar-se num idioma para vir muy penitentes postar su entradas. Quão enperezado ficarias tu? Bueno, caso eso ocorresse lo nombre Torre de Babel seria bueno nombre. Qui pensas? Me entrada NOCHE OSCURA estaba lista, pero tu comentario me da larga vontad e disposición a re-escribir a elle, na intención segura de qui no tu no me leias [estarás uns dias fora. no?]. Con acritud, Picas, no sabia nen de tu existencia. Todavia...

SATURNINO dijo...

Pues nada, Mercurio... a la espera.
Ponlo facilito de entender, anda! que es cierto que el idioma se parece pero cuesta.

Armila dijo...

Espero "Noche Oscura" em qualquer idioma,que eu entenda. Será bem vindo em qualquer formato.Me gusta
tu escrita. Buena inspiracion!

SATURNINO dijo...

Vas dominando cada vez mejor la creación de vídeos. Enhorabuena.

(no me acaba de gustar la música que has puesto, lo siento)

... y que desearte?... que consigas...

"Quédeme y olvidéme,
el rostro recliné sobre el Amado,
cesó todo, y dejéme,
dejando mi cuidado
entre las azucenas olvidado".

Feliz Pascua florida

mercu.rio.rai dijo...

Armila, cadê você?

____________
Satur, gracias, hen? Tenhas tu e tu família a páscoa que os reuna e reanime o amor entre vocês. [Quanto ao video-texto, tinha certeza que não gustarias de la música. Pero lo efeito de mantra combina, no? E las referências criastianas: PEIXE - CRISTO. Bueno, nosas concepciones de estetica e estilo son muy diversas, pero nos esforçamos para nos entendermos, vaya! Lo estigma de perro verde e plumado no me sai de processo criativo...tengo que gastá-lo, deixar que tenha su fruição.]

Mercu.rio.rai dijo...

A letra e música do video são de una fase de Caetano em que as experimentações con sonidos e palavras eram absurdamente libres - la estética de lo Movimento Tropicalista: na trilha juntam-se a Caetano, a Bethania, a Gal e o Gil - os quatro cavaleiros do após-calipso - Os mais doces bárbaros. É mesmo um mantra.


PEIXE
DEIXA EU TE VER,PEIXE
VERDE
DEIXA EU VER O PEIXE
VI O BRILHO VERDE
PEIXE PRATA

Armila dijo...

soffiArmila chegou!
Bem,é muito difícil o caminho da fé, também repleto de armadilhas.A mim me assusta a palavra Ressurrei-
ção- acreditar é a verdadeira prova da fé.
Não querendo brincar com o assunto,
mas só para registrar, meu amado pai dizia: " Sei onde estou, não sei pra onde vou".Penso sobre isto,não num conceito universal,mas com relação ao meu ser ,limitado por tantas fraquezas humanas.
Ai. Pirei!Querido Rai,Não agite meus neurônios(os que ainda restam).
Um abraço.

SOL dijo...

hola a todos, esta muy bien lo que dice asdepicas, pero igual está muy bien lo de rai, y lo que me encanta es que se expresa lo que se piensa y se siente sin ofensas, que bueno, hay de dos, o rai escribe en español o aprendemos el portugues de una vez por todas jijiji!! bechos mi gente y que éxito nuestro blog!