miércoles, 20 de mayo de 2009

LA.M.i,ÉRcoles : TODA LENGUAJE

Trago de dentro de meu laboratório-alquímico mensagens simples, nadie de hermetismos, nem de parábolas. Em cima de minha mesa: meu caduceu, o Ipod tocando Elis Regina. Minha casa tem telhas de barro amorenado, tem chovido e lo sonido de la lluvia canta alguna cosa mas bonita. De dentro de minha cabeça saltam pensamientos e algunas pocas palabras aladas, em grande alvoroço. Eis o oráculo que lhes trago - "É preciso desorbitar, algunas vezes, para volver em orbita com mas gana" La significación és una construción - "ler" talvez seja un póco isso.



UNS CIBERPOEMAS QUE CIRCULAM PELA NET - BAMOS A LERLOS.


Este video é uma homenagem a alguns dos cantadores e cantadoras de viola - os/as repentistas e violeiros/as do Brasil, do Nordeste sobretudo. Faltam muitos nomes e, mais registro de mulheres violeiras - tantas e de poesia tão pouco ouvida ainda. O Grupo Amaranto de Minas Gerais - as vozes mais lindas - gravaram do Djavan a música Violeiros - a despeito de muitas e tantas interpretações, escolhi a deste grupo, a quem tenho escutado ultimamente.


Este ciberpoema que segue, construí e intuí pela beleza que é a música Cordeiro de Nanã, do João Gilberto, e da "felicidade feliz" da existência de uma coisa chamada "Rede" - que lembra balanço de acalanto, de canção de ninar, de me-ninar e abraçar o sono. No romance famoso Macunaíma do escritor brasileiro Mário de Andrade, o personagem "Maanape" quando ia butar Macunaíma pra durmir cantava aos deuses do sono - um deles era Acutipuru. "Ai, que preguiça!"






Por fim, este outro Video-poema é resultado de bricolagem de fotos a partir do poema O Pulsar I, de Augusto de Campos, musicado e cantado por Caetano Veloso.



Semana boa para todas e todos deste PLA.NET.ÁRIO donde los cometas-pensamientos vem nos lamer. Amém.

Mercu.rio.rai

1 comentario:

SATURNINO dijo...

La camisa del último vídeo bien se merece un poema...
vamos que está hecha un poema en sí misma!!!