martes, 10 de marzo de 2009

Uma Madrugada na Oficina de Mercúrio-Exu

              Exu, Orixá dos começos.


Mércúrio, sua mini-saia, caduceu e pés com asas



                                           O Mensageiro Mercúrio [brasileiro]


Mércurio, do panteão mitológico romano, corresponde ao grego Hermes, senhor das "mensagens" - uma espécie de "poeta", "inventor", "comerciante", "ladrão sagaz" e "esperto leitor" dos designios das outras divindades. Conforme narram as teodicéias clássicas, sobretudo em Homero, Mercúrio era o único filho que Zeus não tivera com Hera. Nascido na Arcádia, filho de Maia, demonstra ainda bem menino uma esperteza e inteligência incomuns. 

Uma de suas peraltices foi a de ter escapado do berço e chegar com grande desenvoltura em Téssália, donde rouba parte significativa do rebanho pastoreado pelo seu irmão Apolo. Ladino que era, trata logo de esconder numa caverna o fruto de sua "apropriação". Esperto, como somente ele, retorna ao berço, como se nada de extarordiário tivesse acorrido. Mas eis que Apolo descobre o furto e o seu autor, tratando de levá-lo à presença do Pai Zeus. 

O castigo do pai ao filho foi que tratasse de imediato de devolver os animais a Apolo. Mercúrio, entretanto, põe-se a tocar a lira - instrumento musical por ele inventado com as víceras de um dos animais que imolara. Apolo, esquece-se de imediato da sentença de Zeus, encantado que ficara com aquele engenho do qual brotava um som belo, que fazia vibrar o ar maneira que nem mesmo o vento no alto das colinas conseguia produzir: era a música que arrebatara o coração de Apolo. Dá-se pois uma transação comercial entre os dois irmãos: A lira em troca do rebanho e ainda o caduceu - bastão com propriedades mágicas que aparece na maioria das representações plásticas do deus Mercúrio, que confere a esse o dom da adivinhação.

Em muitas das obras plásticas clássicas, Mercúrio é representado como um rapaz bonito vestido apenas de uma mini-túnica. Traz na cabeça um capacete alado , tal qual suas sandálias trazendo na mão seu principal símbolo, o caduceu. 





  Essa excurção breve nesse universo mitológico grego-romano deixou nas línguas originadas do latim- a exemplo do espanhol e do português, marcas até hoje não apagadas. A exemplo de Mercúrio/Hermes em grego, ficou a palavra "hermeneútica" - que significa o ato social de "ler/interpretar" com profundidade os textos ditos "herméticos" [considerados difícies...densos] - em geral os de origem filosófica e religiosa

Esses traços sagrados-profanos que desenham as caractéristicas de Mercúrio, o fazem da mitologia greco-romana podem ser relacionadas aos atributos de deuses de outras mitologias, a exemplo da pouco conhecida, porém tão rica e cheia de sutilezas - refiro-me a Mitologia Africana. Penso agora na divindade "Exu" do yorubá "Esu Osije" - o Mensageiro dos Orixás, senhor dos mil ardis, o criativo e engenhoso, aquele que se deleita em estratagemas, o que ri no escuro, o que anda ligeiro, o mestre das ambivalências [Ver de João Ubaldo Ribeiro - Viva o Povo Brasileiro]. Isso dá caldo para minhas próximas postagens. "Larô-iê, Exu, senhos dos começos!"


Um beijo e uma terça-feira boa, bonita, tranquila, feliz.

Saudações de M.e.r.c.ú.rio




2 comentarios:

miguel angel dijo...

bueno pues bienvenido al blog, a ver si me pongo a traducir que se entiende casi todo, pero ya digo casi,
ahora una cosa, a ver si en dos dias nos atascas el blog que parece que vienes con ganas, bueno eso es lo que hace falta gente con ganas
un saludo

SATURNINO dijo...

Dios mío!!! tres entradas en una!!
Esto es empezar fuerte, sí señor.
Bienvenido: nuevo mercurio.
Qué cosas, mira que hablas raro y mira que con algo de esfuerzo bien que se entiende.
Ahora eso sí, hay que tener valor. Mira que presentarte como pícaro y ladrón: ¡qué huevos!
Y ya que te pones: o no entendí o no lo dijiste: ¿qué son las alitas del casco y de los zapatos de mercurio?